Parto

2. Parto e cuidados com o recém-nascido

Sinais de perigo na gravidez, preparação para o parto e cuidados caseiros para o bebé.

1 Comentar

SINAIS DE PERIGO NA GRAVIDEZ

-A grávida não deve ter febre, dor de cabeça, hemorragia ou perda de líquidos pela vagina, mãos ou pernas inflamadas. Estes sintomas e sinais durante a gravidez ou pouco antes do parto são sinais de perigo que podem prejudicar a mãe e o bebé. Nesses casos, a grávida deve dirigir-se imediatamente para a unidade de saúde mais próxima.

enter image description here

A FAMÍLIA PREPARA-SE PARA O PARTO

-No último mês da gravidez, a grávida com apoio do marido ou da família deve preparar as condições do parto: uma sacola contendo compressas limpas (gazes), álcool, fraldas, panos e roupas limpas para cobrir e vestir o bebé.

-A grávida também deve saber em que unidade sanitária vai fazer o parto, como e com que transporte chegará até à unidade sanitária e a pessoa que lhe vai levar. É preciso reservar algum dinheiro em caso de alguma emergência.

enter image description here

PARTO SEMPRE NA UNIDADE DE SAÚDE

-Realizar o parto numa unidade sanitária com ajuda de um técnico de saúde é sempre mais seguro. Em casa, a grávida pode correr o risco de sofrer complicações que podem levar à morte. A unidade sanitária tem condições, meios necessários e pessoal treinado para salvar vidas.

enter image description here

PRIMEIRAS VACINAS LOGO APÓS O PARTO

-Se, por acaso, o parto acontecer em casa, a mãe deve ir a unidade sanitaria imediatamente depois do parto para ter os primeiros cuidados e para que o bebé receba as primeiras vacinas para evitar tuberculose e paralisia infantil.

enter image description here

CUIDADOS CASEIROS PARA O BEBÉ PEQUENO

-Depois do parto, a mãe deve cuidar bem do bebé: manter o bebé nos panos, protegendo-o contra o frio, cuidar do umbigo com álcool ou água morna e mantê-lo limpo e seco.

-A cada mudança da fralda a mãe limpa o umbigo com álcool ou com água morna e sabão. Se a mãe notar pus nos olhos do bebé ou uma respiração anormal, sangue ou pus do umbigo, borbulhas na pele, deve procurar imediatamente uma unidade sanitária.

enter image description here

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
1 Comentar

Tet 21 Maio 2018

E di a mãe tiver alguma infecção grave,o que poderá si faze nesse caso e qual é a sua consequência

Relatório
The Internet of Good Things