Aleitamento

4. Aleitamento materno

A primeira mamada é a primeira vacina da criança

-Imediatamente após o parto, coloque o seu bebé em contacto pele a pele com você e depois de 30 minutos de ele ter nascido, dê ao seu bebé de mamar o primeiro leite, mesmo estando amarelado.

-O primeiro leite também ajuda a expulsar as primeiras fezes do bebé, faz limpeza, diminui o sangramento da mãe e o útero volta rapidamente ao lugar, além de ser muito nutritivo.

enter image description here

ATÉ 6 MESES, AMAMENTE A SUA CRIANÇA DE FORMA EXCLUSIVA

-Até aos 6 meses o bebé não precisa de água nem kissangua, mas exclusivamente o leite da mãe, para evitar doenças diarreicas agudas.

-No leite materno já se encontra água e todos os nutrientes que o bebé necessita.

-O leite materno é o melhor leite que se pode dar e não se paga.

enter image description here

DEPOIS DE 6 MESES E ATÉ 2 ANOS, AMAMENTE E DÊ ALIMENTOS COMPLEMENTARES AO SEU BEBÉ

-Quando a criança atingir os 6 meses de idade, continue a amamentar, mas comece a dar alguns alimentos sólidos e nutritivos ao seu bebé, como o peixe, os ovos, a carne, o feijão, frutas como banana ou manga e os legumes de folha verde, tudo isto preparado em papas com fuba de milho.

-Alimente o seu filho de forma lenta e paciente. Incentive-o mas não force o seu filho a comer.

-A hora de alimentação pode ser um momento especial para demonstrar a sua afeição, o seu amor, enquanto ajuda o seu filho a assimilar os nutrientes que precisa para crescer e desenvolver.

HIGIENE DOS MAMILOS

-É sempre melhor lavar os mamilos (ponta da chucha) antes de amamentar para que o bebé não apanhe diarreias.

-Para isso, deve trazer sempre consigo um pano ou algodão limpo e água fervida para limpar o mamilo antes de dar de mamar.

enter image description here

Anterior Próximo