Porque é importante brincar e interagir com o meu bebé.jpg

Porque é importante brincar e interagir com o meu bebé?

Boas experiências no início da vida ajudam o desenvolvimento do cérebro da criança.

As crianças têm curiosidade a partir do momento em que nascem. Elas querem conhecer e compreender o seu mundo. Durante os primeiros cinco anos de vida e, ainda muito antes dos 3 meses, o cérebro da criança cresce mais rápido do que em qualquer outro momento. As primeiras experiências das crianças modelam a forma como os seus cérebros desenvolvem e como se inicia a aprendizagem, definindo assim, pressupostos para o sucesso escolar. Por conseguinte, boas experiências iniciais, ajudam o cérebro da criança a desenvolver bem. Quanto mais trabalho o cérebro tiver, torna-se mais capacitado a trabalhar. Quando a criança brinca, o seu cérebro trabalha duro.

Brincar é natural para as crianças e, é a forma como as crianças aprendem. Pense num bebé que inicia um jogo de escondidas puxando a camisa sobre a cabeça. Ou, um bebé de dois anos de idade que imita a forma como você descreve diferentes coisas ao seu redor.

Brincar, traz oportunidades para as crianças aprenderem e desenvolverem novas habilidades. Quando as crianças brincam, elas usam todos os seus sentidos para reunir informações sobre seu mundo (audição, visão, paladar, toque, cheiro e movimento). As crianças organizam e reorganizam esta informação nas primeiras imagens que fazem de si mesmas, dos outros e do seu mundo.

Através de uma boa interacção e cuidados, diversão e brincadeiras, os bebés e as crianças pequenas irão desenvolver novas habilidades para falar e pensar, mover e fazer, sentir e aprender acerca de si mesmos e com os outros.

Próximo artigo:

Brincar e comunicar com bebés recém-nascidos
The Internet of Good Things