colera_prevenir

Como é que se previne a cólera?

Aprende sobre como podes previnir a cólera.

9 Comentars

A cólera se previne da seguinte maneira:

1) Usar sempre a latrina ou casa de banho para necessidades maiores e menores. Se não tem a latrina, enterrar sempre as fezes.

colera_defecacao


2) Lavar sempre bem as mãos com água limpa e sabão ou cinza antes de tratar a comida.

colera_lavamaos


3) Lavar muito bem os alimentos antes de os comer, e depois de ter utilizado a casa de banho ou ter trocado a fralda do bebé.

colera_lavaalimentos


4) Beber sempre água tratada de uma das seguintes maneiras:

  • Ferve a água durante 10-15 minutos. Deixa a água arrefecer com a panela tapada.
colera_ferver
  • Coloca duas tampinhas de cerveja ou gasosa cheias de lixívia num bidon de 20 ou 25 litros de água. Tapa o bidon e espera 30 minutos antes de beber.
colera_lixivia
  • Coloca un comprimido de purificação de água no bidon com 20 ou 25 litros de água. Tapa o bidon e espera 30 minutos antes de beber.
colera_comprimidos


5) Cortar as unhas para que o bichinho que causa a cólera não se esconda debaixo delas;

6) Tomar banho com água limpa e sabão, se possível.

Lembra-te, se a água que usas em casa vem de um poço, não se deve fazer xixi ou cocó perto do poço ou fontenário. O poço deve ser muito bem tapado quando não estiver a ser usado. Os baldes usados para tirar água devem estar limpos – evita poisá-lo no chão antes de o meteres dentro do poço. Se houver água parada à volta do poço ou fontenário, podes tapá-la com terra, para evitar doenças. Toda a água que a tua família usa para beber e cozinhar deve ser guardada num balde ou outro recipiente limpo e deve ser tapada.

colera_taparbaldes

Cuida da tua higiene, corta as unhas para que estejam sempre curtas. O bichinho que causa a cólera gosta muito de se esconder debaixo das unhas. Não brinques em lugares com lixo ou que outras pessoas usam para fazer xixi ou cocó, nem tomes banho em valas de drenagem ou outro tipo de água suja. Toma banho com água limpa e sabão, se possível. Lembra-te de lavar bem todas as partes do corpo.

Fala com a tua família sobre isto.

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
9 Comentars

Honório 4 Junho 2018

Gostei do conselho,obrigado

Relatório

Dedaldino23 29 Maio 2018

PREVENÇÃO Fazer uma boa higiene pessoal. Purificar a água antes de consumir (pode ser usado cloro). Proteger os alimentos do contato com moscas. Evitar o consumo de alimentos crus. Proteger os doentes do contato das moscas.

Relatório

Edmilson08 12 Maio 2018

gostei muito e estou decidido afaer a minha parte e assim, dar o meu exemplo...

Relatório

Manuel 3 Maio 2018

Dor na Barriga

Relatório
The Internet of Good Things