148f969f9a4143c8be1ee0ff78957b7a

Prevenção da febre-amarela: vacinação

Aprenda sobre como a vacinação pode prevenir a febre-amarela

A vacina é a principal medida recomendada para prevenir a doença: 99% das pessoas que a recebem têm níveis protectores de anticorpos para neutralizar o vírus graças à vacina.

A vacina protege por quanto tempo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), basta apanhar a vacina contra a febre-amarela uma vez para ficar protegido para toda a vida.

A vacina faz com que as pessoas fiquem doentes gravemente?

Não, isso é boato. A vacina é segura, bem tolerada e não tem efeitos adversos graves. A vacina protege-lhe de adoecer e de morrer. Por isso, é importante apanha-la logo que possível para ficar bem protegido contra a doença.

Então não é verdade que as pessoas estão a morrer por causa da vacina?

Não, isso também é boato. A vacina NÃO MATA, a FEBRE-AMARELA é que mata. As pessoas que possivelmente morrem depois da vacina é porque já se encontravam doentes antes. E também porque a vacina só começa a fazer efeito 10 dias depois da sua aplicação.

É verdade que a vacina faz com que os olhos fiquem amarelados?

Não, também é boato. A cor amarelada dos olhos deve-se ao derramamento da bílis (um pigmento amarelo) que temos no nosso corpo e é um dos sinais de perigo que merece atenção médica imediata.

Quem é que deve apanhar a vacina contra a febre-amarela?

Em tempo de epidemia, toda a população não vacinada deve apanhar a vacina a partir dos 6 meses de idade em diante. Quando não há epidemia, todas as crianças devem apanhar a vacina aos 9 meses de idade.

Com quantos meses a mulher grávida pode apanhar a vacina?

As mulheres grávidas podem e devem ser vacinadas a partir dos 4 meses de gravidez. Quando há epidemia, podem e devem ser vacinadas o mais rapidamente possível, independentemente do tempo de gravidez.

Se eu tenho o cartão internacional mas nunca apanhei a vacina, o que devo fazer?

Se tiver o cartão internacional de febre-amarela e nunca apanhou a vacina, deve vacinar-se.

Em que parte do corpo deve ser aplicada a vacina contra febre-amarela?

A vacina é aplicada debaixo da pele (no músculo do ombro do braço direito).

Tem algo a adicionar a este artigo?

The Internet of Good Things