25a24c2c0c3b4ca99c91b6f5415849e5

A importância da família

Conselhos sobre a importância da família no desenvolvimento da criança.

A família tem um papel fundamental para garantir o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. Desde o início da gravidez até o bebé completar 2 anos de idade é o período mais importante da vida da criança. A falta de nutrição, cuidado e estímulo (brincar e interagir com o bébé) durante este período pode causar danos graves ao cérebro da criança que podem nunca mais serem corrigidos.

Mesmo as famílias que vivem em situação de pobreza e doença podem colocar as necessidades da mãe e das crianças em primeiro lugar. As crianças que são bem alimentadas e nutridas e que tiveram atenção e interacção com os pais, têm mais chances de serem adultos saudáveis e com mais facilidade de aprendizado do que aquelas que não foram bem tratadas durante a sua infância.

As crianças imitam tudo o que vêem os adultos a fazer. A forma como os adultos lidam com problemas e situações difíceis afectam a maneira como as crianças resolvem os problemas mais tarde na vida. Além disso, se os pais respeitam os seus filhos, as crianças tendem a se tornar adultos confiantes e com boa auto-estima. É importante que as crianças tenham a oportunidade de aprender e socializar com outras crianças da sua idade, na escola e na comunidade. A medida que as crianças crescem, vão precisando de novas oportunidades para aprender e para socializar com todos os membros da família, incluindo irmãos e avós, com outras crianças de sua idade e nas actividades fora de casa.

Anterior