Ansiedade
A ansiedade é uma reacção saudável quando pensamos que pode haver perigo, problemas, uma ameaça ou algo desagradável que está prestes a acontecer. Quando nos tornamos ansiosos, temos reacções tanto emocionais como físicas. Por exemplo, podemos sentir-nos no limite, nervosos, ter medo, e entrar em pânico. Fisicamente, a nossa respiração e batimentos cardíacos tornam-se mais rápidos, e podemos ficar suados ou tensos.
A ansiedade é comum para os jovens, uma vez que são confrontados com diversas mudanças, novas experiências, e desafios. As coisas podem sentir-se um pouco frenéticas e, por vezes, fora de controlo. Sentir-se ansioso é normal.
A ansiedade é apenas um problema ou doença mental quando acontece sem uma clara ameaça ou perigo. Também pode ser um problema se a sua resposta à ansiedade o impedir de lidar com a vida quotidiana.
Sem ajuda, uma pessoa pode ter um "ataque de pânico" quando os sintomas físicos de ansiedade aparecem sem motivo conhecido. Estes sintomas são extremos e podem incluir um coração palpitante, falta de ar, tonturas, dormência ou formigueiros. Quando estes acontecem, a pessoa pode pensar que está prestes a ter um ataque cardíaco ou mesmo a morrer. Mesmo que assustador, os ataques de pânico não o matarão.
Conselhos sobre como lidar com a ansiedade
Quando se está a sentir ansiedade, a primeira coisa a fazer é compreender o que se está a passar e saber que é normal sentir-se ansioso em determinados momentos. Preocupar-se só vai aumentar a ansiedade! Também pode:
- Permita que alguém em quem confia saiba como se sente e tente descobrir o motivo que pode estar a causar esses sentimentos - qual é a ameaça ou as coisas que o preocupam? Tente nomeá-los a todos, mesmo que pareçam pequenos ou tolos.
- Tente fazer algumas actividades que o ajudem a relaxar a mente e o corpo, o exercício suave é benéfico, ou fazer algo que lhe agrade. Cantar em alto e bom som a sua música favorita é uma actividade bastante estimulante!
- Aprenda e pratique exercícios de respiração profunda
- Não evite por completo fazer coisas que o preocupam ou causam stress, pelo contrário, obtenha o apoio de alguém em quem confia e comece a fazer pequenas coisas. Estabeleça pequenos objectivos e construa as coisas mais difíceis uma vez que tenha alcançado os primeiros objectivos.
- Lembre-se de reconhecer as suas tentativas de superar a sua ansiedade, mesmo que apenas parcialmente bem-sucedido. É difícil enfrentar o medo!
- Lembre-se de que muitos outros adolescentes também estão provavelmente a sentir ansiedade por vezes e que é normal passar por uma variedade de emoções. Na verdade, isto faz parte do crescimento, aprender a lidar com estas situações e é o caminho para a vida adulta.
- Se a sua ansiedade for muito extrema, procure ajuda do seu conselheiro escolar, médico ou serviço de assistência telefónica.