As crianças e o coronavírus

1 Comentar

O coronavírus afecta crianças?

Esse é um vírus novo e ainda não sabemos o suficiente sobre como ele afecta crianças ou mulheres grávidas. Mas já sabemos que é possível que pessoas de qualquer idade sejam infectadas pelo vírus Covid-19. Mesmo que até agora tenham ocorrido relativamente poucos casos de Covid-19 entre crianças, a melhor estratégia é protege-las. Até ao momento, o vírus é fatal em casos raros e as situações mais graves e mortes tem ocorrido entre pessoas idosas e com condições medicas pré-existentes. O que devo fazer se minha criança tiver sintomas de coronavírus?

O que devo fazer se a minha criança tiver sintomas de coronavírus?

Apenas procure um serviço de saúde se os sintomas se agravarem. Em caso suspeito, ligue para o número 111 do Ministério da Saúde. Lembre-se que os sintomas da Covid-19, como tosse ou febre, podem ser semelhantes aos da gripe ou da constipação comum.

Lave as mãos regularmente, e mantenha as vacinas das suas crianças actualizadas, para que estejam protegidas contra outros vírus e bactérias que causam outras doenças.

Não devo deixar a minha criança ir à escola?

Algumas escolas tem sido fechadas como medida de prevenção, para evitar a transmissão do vírus. As orientações para isso podem partir da própria escola ou do governo do país. Faça um acompanhamento sobre como a escola dos seus filhos tem dado tratamento ao assunto. Se a sua criança estiver com sintomas, procure atendimento médico e siga as instruções do profissional de saúde. Evite ir a locais públicos e aglomerações, para evitar a disseminação do vírus para outras pessoas. Ensine-as boas práticas como a lavagem frequente das mãos, e cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar usando o braço dobrado.

As mulheres grávidas podem transmitir o coronavírus para os bebés?

No momento, não há evidências suficientes para determinar se o vírus Covid-19 é transmitido da mãe para o bebé durante a gravidez ou provável impacto que isso pode ter no bebé. Isso ainda está sob investigação. As mulheres grávidas devem continuar a seguir as precauções apropriadas para se proteger da exposição ao vírus e procurar atendimento médico o quanto antes, se tiverem sintomas como febre, tosse ou dificuldade em respirar. As recomendações para amamentação, no caso de uma mãe infectada, devem seguir as orientações médicas.

Leia mais sobre o coronavírus

Informação sobre o Coronavírus Como se proteger do coronavírus Estou preocupado. O que fazer?

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
1 Comentar

Danel Pascoal simão diogo artista 29 Maio 2020

Asociedade ta sofre

Relatório
The Internet of Good Things