Banner Covid-19 IoGT 3.1

Informação sobre o Coronavírus

9 Comentars

Sobre o Coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças respiratórias, que podem ir desde uma simples constipação a situações mais graves como a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV). Visto ao microscópio, os coronavírus parecem ter uma coroa de espinhos à sua volta e daí este nome.

A doença COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus que provoca doenças respiratórias.

Como se transmite

O Covid-19 é uma pandemia, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde. Isso significa que o Covid-19 se propagou pelo planeta, em vários continentes e países. Pertencer a uma determinada nacionalidade, raça, religião, género não protege ninguém do Covid-19. Qualquer pessoa pode estar exposta ao Covid-19, embora algumas pessoas possam estar mais expostas ao risco de infecção e as complicações da doença. Por isso, todas as pessoas devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para se prevenir e para saber como agir diante de casos suspeitos ou confirmados.

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Sinais e sintomas do coronavírus

Pessoas que estão infectadas pelo Covid-19 apresentam sintomas como febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.

Os sintomas do Covid-19 são semelhantes aos da gripe (influenza) ou da constipação comum.

A única maneira de saber se uma pessoa está infectada com Covid-19 é por meio do teste. Os critérios para a realização do teste são diferentes em cada país. Em Angola, a orientação é realizar o teste em casos suspeitos e manter as pessoas em quarentena.

Ainda não existe vacina contra o Covid-19.

Qual o período de incubação

Em média, de 4 dias podendo estender-se de dois a 14 dias”. No entanto com o decorrer da investigação sobre este virus este período pode ser alterado.

Existe algum medicamento específico para prevenir ou tratar o novo coronavírus

Até à data, ainda não existe nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o novo vírus corona (2019-nCoV).

No entanto, as pessoas infectadas com o vírus devem receber cuidados adequados para aliviar e tratar os sintomas, e aquelas com doenças graves devem receber cuidados de suporte otimizados. Alguns tratamentos específicos estão sob investigação, e serão testados através de ensaios clínicos. A OMS está ajudando a acelerar os esforços de pesquisa e desenvolvimento conjuntamente com os parceiros.

Leia mais sobre o coronavírus

Como se proteger do coronavírus Estou preocupado. O que fazer? As crianças e o coronavírus Como lavar as mãos para me proteger contra o coronavírus

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
9 Comentars

Manuel dji Jesus 20 Junho 2020

Vamos ter fé em Deus, esse terror vai passar!

Relatório

Denis power 12 Maio 2020

Essa doença vai passar logo!

Relatório

Tomás Chimbamba José 17 Abril 2020

Existe muito singilo por parte do Governo, ainda tenho dúvidas que só existem esses casos.... Por outro lado é o que está a fazer a Policia não é de bom, partem o Cidadão, Indefezo, rebentam olhos e tudo, Policia:pior que o ladrão... Portanto, vamos mudar a nossas mentalidades, exportar médicos, devemos valorizar, mais nossos Médicos, não havia necessidade de pagar extrangeiros... Somos um País fraco onde os governantes nos banqueiram, comer bem, lavam as mãos com champanhe, os seus cães come melhor q o Cidadão e ganham 17 milhões de pensão... Não Imaginando seus salários.. Um País dos Burladores em fim... Só agora temos um DataCenter O Cota das Telecomunicações nunca fez nada, apenas é só falar... Mentir o Povo.... Eu não sei porq q em Angola não se faz nada... Que Pena... Essa Doença se existe aqui tb é porq admitiram entrada desses q estavão fora, veja Koreia, 0 caso.... Epa deixa só...

Relatório

Anonymous 16 Abril 2020

Cloroquina primeira qualidade pode ajudar para combate o novo vírus ( covid-19)

Relatório
The Internet of Good Things