Banner Covid-19 IoGT 3.1

Informação sobre o Coronavírus

15 Comentars

Sobre o Coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças respiratórias, que podem ir desde uma simples constipação a situações mais graves como a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV). Visto ao microscópio, os coronavírus parecem ter uma coroa de espinhos à sua volta e daí este nome.

A doença COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus que provoca doenças respiratórias.

Como se transmite

O Covid-19 é uma pandemia, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde. Isso significa que o Covid-19 se propagou pelo planeta, em vários continentes e países. Pertencer a uma determinada nacionalidade, raça, religião, género não protege ninguém do Covid-19. Qualquer pessoa pode estar exposta ao Covid-19, embora algumas pessoas possam estar mais expostas ao risco de infecção e as complicações da doença. Por isso, todas as pessoas devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para se prevenir e para saber como agir diante de casos suspeitos ou confirmados.

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Sinais e sintomas do coronavírus

Pessoas que estão infectadas pelo Covid-19 apresentam sintomas como febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.

Os sintomas do Covid-19 são semelhantes aos da gripe (influenza) ou da constipação comum.

A única maneira de saber se uma pessoa está infectada com Covid-19 é por meio do teste. Os critérios para a realização do teste são diferentes em cada país. Em Angola, a orientação é realizar o teste em casos suspeitos e manter as pessoas em quarentena.

Ainda não existe vacina contra o Covid-19.

Qual o período de incubação

Em média, de 4 dias podendo estender-se de dois a 14 dias”. No entanto com o decorrer da investigação sobre este virus este período pode ser alterado.

Existe algum medicamento específico para prevenir ou tratar o novo coronavírus

Até à data, ainda não existe nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o novo vírus corona (2019-nCoV).

No entanto, as pessoas infectadas com o vírus devem receber cuidados adequados para aliviar e tratar os sintomas, e aquelas com doenças graves devem receber cuidados de suporte otimizados. Alguns tratamentos específicos estão sob investigação, e serão testados através de ensaios clínicos. A OMS está ajudando a acelerar os esforços de pesquisa e desenvolvimento conjuntamente com os parceiros.

Leia mais sobre o coronavírus

Como se proteger do coronavírus Estou preocupado. O que fazer? As crianças e o coronavírus Como lavar as mãos para me proteger contra o coronavírus

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
15 Comentars

Gabrielnonirony 3 setembro 2020

Em tempos como estes, a busca de Deus é muito importante! Confiemos em Deus, no seu amor e no seu poder ...

Relatório

Pedro 29 Agosto 2020

Já encontrarão a cura para covid quando me falão quando e Deus me proteja ao we por favor we

Relatório

Chika 28 Agosto 2020

Este comentário foi eliminado pela comunidade. Por favor, leia as regras da nossa plataforma.

LOPES75 16 Agosto 2020

A Minha Pergunta E Muito Simples Ja Que Emcontrarao A Cura Da Covid Como Vao Vacinar Todo Mundo?

Relatório
The Internet of Good Things