Banner Covid-19 IoGT 3.1

Informação sobre o Coronavírus

19 Comentars

Sobre o Coronavírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças respiratórias, que podem ir desde uma simples constipação a situações mais graves como a síndrome respiratória do Médio Oriente (MERS-CoV) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV). Visto ao microscópio, os coronavírus parecem ter uma coroa de espinhos à sua volta e daí este nome.

A doença COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus que provoca doenças respiratórias.

Como se transmite

O Covid-19 é uma pandemia, de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde. Isso significa que o Covid-19 se propagou pelo planeta, em vários continentes e países. Pertencer a uma determinada nacionalidade, raça, religião, género não protege ninguém do Covid-19. Qualquer pessoa pode estar exposta ao Covid-19, embora algumas pessoas possam estar mais expostas ao risco de infecção e as complicações da doença. Por isso, todas as pessoas devem seguir as orientações do Ministério da Saúde para se prevenir e para saber como agir diante de casos suspeitos ou confirmados.

O vírus é transmitido pelo contato direto com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfetantes simples podem matá-lo.

Sinais e sintomas do coronavírus

Pessoas que estão infectadas pelo Covid-19 apresentam sintomas como febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.

Os sintomas do Covid-19 são semelhantes aos da gripe (influenza) ou da constipação comum.

A única maneira de saber se uma pessoa está infectada com Covid-19 é por meio do teste. Os critérios para a realização do teste são diferentes em cada país. Em Angola, a orientação é realizar o teste em casos suspeitos e manter as pessoas em quarentena.

Ainda não existe vacina contra o Covid-19.

Qual o período de incubação

Em média, de 4 dias podendo estender-se de dois a 14 dias”. No entanto com o decorrer da investigação sobre este virus este período pode ser alterado.

Existe algum medicamento específico para prevenir ou tratar o novo coronavírus

Até à data, ainda não existe nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o novo vírus corona (2019-nCoV).

No entanto, as pessoas infectadas com o vírus devem receber cuidados adequados para aliviar e tratar os sintomas, e aquelas com doenças graves devem receber cuidados de suporte otimizados. Alguns tratamentos específicos estão sob investigação, e serão testados através de ensaios clínicos. A OMS está ajudando a acelerar os esforços de pesquisa e desenvolvimento conjuntamente com os parceiros.

Leia mais sobre o coronavírus

Como se proteger do coronavírus Estou preocupado. O que fazer? As crianças e o coronavírus Como lavar as mãos para me proteger contra o coronavírus

Tem algo a adicionar a este artigo?

Comentar
19 Comentars

Anónimo 15 Outubro 2020

o

Relatório

Lilboss28 28 setembro 2020

Dizer sobre o Covid-19 é muito bom porque, enquanto mas falamos mas sobemos da pandemia mas: Falar dessa pandemia aqui no meu país (Angola)… Não é nada uma conversa que merece 5⭐, levando em conta a preocupação mundial por corona, é aceite a existência da mesma no mundo. Mas já aqui em Angola, normalmente não esta dar mas para confiar e nem confirmar de tudo que dizem sobre a pandemia. A doença sim existe mas a forma que o nosso governo relevou a situação... Nos como o povo, ficamos cansados de ver as notícias informal sobre os casos no nosso país, a mentira e a falta de controle da população esta cada y mas visível do que a própria pandemia...

Relatório

joão Venancio 27 setembro 2020

fique em casa nao passear nas ruas do exterior de sua casa junto contra a covid19

Relatório

olivio 24 setembro 2020

protegem se malta

Relatório
The Internet of Good Things